Dia da consciência negra

Nossa comemoração nesse dia 20 de novembro será por justiça social


A lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil foi assinada em 13 de maio do ano de 1888, porém esta data não é reconhecida e muito menos comemorada pelo Movimento Negro, já que foi necessária muita resistência e muita luta ao longo de séculos pelos negros para que a abolição fosse de fato conquistada. E como a abolição foi assinada por uma princesa branca e pertencente à família real portuguesa, a comemoração da abolição no dia 13 de maio representaria um favor e boa ação dos brancos aos negros, sendo que estes são os principais responsáveis pelos longos anos de cativeiros, estupros, torturas e muitos outros crimes cometidos aos nossos ancestrais.


Não bastava apenas a libertação se a Lei Áurea foi uma lei tardia e completamente irresponsável que não cessou o sofrimento dos negros, pois estes foram expulsos das fazendas e senzalas, sem trabalho, dinheiro e nenhuma perspectiva de vida, já que nenhum programa foi pensando para garantir uma vida digna até uma permanente adaptação. O que simplesmente ocorreu é que os negros saíram das condições sub-humanas que viviam sendo escravos e foram jogados na total miséria sendo livres.

Tanto que os reflexos dessa irresponsabilidade são sentidos até hoje por nós, já que os negros são a maioria entre os mais pobres, a maioria com menor nível de escolaridade, são os que ocupam no mercado de trabalho as categorias mais desvalorizadas e consequentemente residem em locais com menor assistência e saneamento. A falta de destino resultou na concentração de moradias de baixo custo, como os lendários cortiços que, não por acaso, foram criminalizados assim como são as favelas de hoje, sendo estes locais e seus habitantes cruelmente perseguidos e assassinados pela polícia que protege o Estado.

Sabemos que a luta para minimizar, estancar todos os ataques as opções de gênero e condição social de raça cor é opção de ser será uma tarefa de todos nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s