“O vírus permanecerá connosco durante os próximos dez anos”, afirma o diretor da BioNTech

O diretor executivo da BioNTech, empresa alemã de biotecnologia por trás da primeira vacina contra a Covid-19 em parceria com a Pfizer, afirmou esta terça-feira (22) durante uma coletiva de imprensa que o coronavírus não deverá desaparecer nos próximos dez anos.

Uğur Şahin defendeu que é necessária “uma nova definição de ‘normal’”. “O vírus permanecerá connosco durante os próximos dez anos. Precisamos de nos habituar ao facto de que vão existir mais surtos”, alertou o diretor executivo da BioNTech, citado pelo The Guardian.

No entanto, ressalvou que um “novo normal” poderá significar que as pessoas não têm de entrar em isolamento, que as empresas não têm de fechar e que as hospitalizações deixam de ser tão comuns. “Isso pode acontecer até ao final do verão”, disse.

O perito afirmou também que a vacina não vai ter um efeito imediato: “Este inverno não vamos ver impacto no número de infeções. Mas temos de ter um impacto para que o próximo inverno possa ser o novo normal”.

A empresa de biotecnologia está “a explorar todos os locais” para expandir a sua produção da vacina tanto quanto possível, para impulsionar aquilo a que chamou “a escassez”, afirmou Uğur Şahin. A capacidade no final de 2021 é de 1,3 mil milhões de doses.

Esta terça-feira (18), a BioNTech disse que era capaz de fornecer outra vacina “em seis semanas” em caso de mutação do vírus, como aconteceu no Reino Unido. “Em princípio, a beleza da tecnologia de RNA mensageiro é que podemos começar diretamente a projetar uma vacina que imite completamente a nova mutação”, acrescentou o responsável.

Ugur Sahin e Özlem Türeci são o casal responsável pela vacina contra a covid-19. O imunologista Ugur Sahin é diretor executivo na empresa BioNtech e a sua mulher, Özlem Türeci, é a diretora clínica. 

O casal, filho de imigrantes turcos, é cofundador da empresa associada à Pfizer no desenvolvimento da vacina BNT162b, que mostrou resultados de eficácia de 90%.

A vacina da BioNTech está autorizada para uso em mais de 45 países, incluindo o Reino Unido, os Estados Unidos e agora a União Europeia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s