Início da vacinação contra a Covid-19 em Portugal

O plano nacional de vacinação contra a covid-19 iniciou hoje (27) no Hospital de São João, no Porto, com o médico infecciologista António Sarmento a receber pelas mãos da enfermeira Isabel Ribeiro a primeira dose.

A primeira vacina foi administrada às 10:07 sob o olhar da ministra Marta Temido, tudo acompanhado pela imprensa, fotógrafos com dezenas de flashes e TVs ao som de aplausos. A administração aconteceu na zona K5 que, habitualmente, está reservada às consultas externas do Hospital de São João.

O diretor de serviços de doenças infecciosas, António Sarmento, de 65 anos, a trabalha no hospital há 42 anos, como voluntário. “Estou absolutamente tranquilo com a vacina, mas não tão tranquilo com todo este aparato”. “Gostaria só de dizer que estou absolutamente tranquilo com a vacina, mas não tão tranquilo com todo este aparato, isto sim faz-me sofrer um bocado, a vacina não”, comentou referindo-se ao aparato dos jornalistas a acompanhar o momento no local.

António Sarmento falou que a opção contrária seria não fazer a vacina e não fazer a vacina era confiar que não iria contrair a doença e, se a apanhasse, nada ia acontecer. “Mas, a probabilidade de acontecer existe e é real”, frisou. “É evidente que o risco não é zero, mas o risco não é zero para nenhuma medicação nova ou vacina nova que se venha a desenvolver, todas elas tiveram fase de estudo, ensaios de fase 1, 2 e 3 e, depois foram, comercializadas e expandidas a toda a humanidade”, disse o médico.

Já a enfermeira Ana Isabel Ribeiro lembrou o ano “mais difícil” da sua carreira e disse ter “esperança” de que este seja mais um passo no combate à pandemia da covid-19 que já levou mais de 1,7 milhões de vidas no mundo desde o início do ano de 2020, incluindo 6.556 em Portugal.

“É uma honra estar aqui. Foram meses muito duros, vimos doentes muito mal, doentes que não conseguimos salvar e outros que refizeram as suas vidas com restrições”, disse Ana Isabel Ribeiro.

Ao longo de 10 horas, e em 25 pontos de vacinação funcionando simultaneamente, serão administradas 2.125 vacinas contra a covid-19 a médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos de diagnóstico e terapêutica de serviços referenciados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nossa análise no YouTube sobre o início da vacinação em Portugal 🇵🇹 

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s