Respeito x Soberania x COVID19

Hoje, domingo (3), vivemos em um momento muito delicado para todos os serres humanos no planeta. Precisamos nos mobilizar para o enfrentamento diário e necessário para conviver com  essa condição adversa nos tempos de pandemia da COVID-19. 

Para isso, devemos desenvolver nossas ações e responsabilidades seguindo as orientações da OMS – Organização Mundial de Saúde. Acredito que não será tarefa fácil devido às mudanças que temos que nos adaptar para minimizar toda a diversidade. Os analistas da área de saúde colocam que o coronavírus será algo para convivermos pelo menos uns 10 anos, antes do controle total ou erradicar! 

Sei que você deve ter conhecimento do surgimento, origem e potencial de contaminação do coronavírus e suas consequências. Portanto, vamos deixar uma sequência cronológica do início da contaminação na cidade de Wuhan na China. 

Não cabe as pessoas, países, líderes e governos jogar a culpa em outros, principalmente atingindo nações, outros líderes, governos em detrimento da pandemia. Temos que respeitar a soberania independiente de suas escolhas. Somos seres humanos ou não? Temos que reaprender a viver em comunidade ou não? 

Vejam o cronograma do surgimento do coronavírus na cidade de Wuhan na China. Fonte: jornal El País.

Cronologia do coronavírus

31 de dezembro de 2019. A China informa sobre um caso de pneumonia de origem desconhecida detectado na cidade de Wuhan.

3 de janeiro. Notificados os primeiros 44 casos de uma misteriosa pneumonia.

7 de janeiro. As autoridades chinesas identificam um novo tipo de coronavírus.

11 de janeiro. Primeira morte confirmada pela nova pneumonia.

11 e 12 de janeiro. A Comissão Nacional de Saúde da China informa que o surto está associado ao contato com frutos do mar em um mercado na cidade de Wuhan.

12 de janeiro. China compartilha o sequenciamento genético do novo coronavírus para que os demais países possam estudá-lo e desenvolver ferramentas específicas de diagnóstico.

13 de janeiro. A Tailândia notifica o primeiro caso importado do novo coronavírus (2019-nCoV) de Wuhan, confirmado por laboratório.

15 de janeiro. O Japão relata um caso importado do coronavírus.

20 de janeiro. A Coreia do Sul relata um caso confirmado. A cifra oficial de contaminados sobe a 198.

21 de janeiro. Os Estados Unidos notificam o primeiro caso confirmado fora da Ásia.

O que se soubemos sobre a infecção 

Afetados na China. 17 mortos e 571 infectados, segundo a Comissão Nacional de Saúde em 22 de janeiro.

Casos no exterior. A Tailândia informou sobre quatro casos, e a Coreia do Sul, Japão, Taiwan e Estados Unidos registraram um paciente cada um. Os doentes são residentes de Wuhan ou visitaram a cidade recentemente.

Origem

As autoridades chinesas situam o foco em um mercado de Wuhan que comercializava ilegalmente animais selvagens. Segundo a OMS, um animal parece ser a fonte primária mais provável do vírus.

Contágio

Há evidências da transmissão por via respiratória do vírus entre pessoas, conforme confirmaram as autoridades chinesas. Quinze profissionais da saúde foram contaminados.

Recebi o vídeo abaixo com o depoimento de uma professora chinesa falando sobre o surgimento do coronavírus em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan, uma cidade com 11 milhões de habitantes.  O que mais chamou minha atenção foi as preocupações citadas no depoimento da professora sobre o respeito que devemos ter com outras nações. Somos contra a xenofobia, somos favoráveis ao respeito de escolhas, suas crenças, sua condição de vida em sociedade. 

Fonte do vídeo – Canal Seremos Resistência – YouTube 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s