Concerto da Orquestra Juvenil da Bahia em Paris termina em frevo

A orquestra Juvenil da Bahia em Paris, em apresentação da turnê realizada na Europa, no mês de setembro de 2018. 

Os jovens sob a batuta do maestro Ricardo Castro e acompanhados pela pianista argentina, Martha Argerich, impressionaram o público pela qualidade musical do repertório apresentado na grande sala da Filarmônica de Paris e pela energia em cena.

Villa-Lobos, Shostakovich

O concerto foi a cara da Orquestra Juvenil da Bahia, diversificado, com muita energia e improvisações. O espetáculo começou com Choros n°6 de Villa-Lobos, uma das melhores obras do compositor, que revela a alma brasileira que “ri e que chora”, resumiu Ricardo Castro.

A segunda interpretação da noite foi o concerto para Piano e Trompete n°1 de Shostakovich, solado pelo trompetista, Helder Passinho, membro fundador do Neojiba, e pela argentina Marta Argerich, uma das melhores pianistas do mundo. 

Para agradecer os aplausos, a orquestra teve que reprisar uma parte do concerto de Shostakovich e Martha Argerich tocou, com Ricardo Castro, uma música a quatro mãos no piano.

Tchaikovsky e frevo “Vassourinhas”

No segundo ato, o grupo interpretou com brio a Sinfonia n°4 de Tchaikovsky. O bis, comandado pelo jovem maestro baiano Cássio Bitencourt, de apenas 23 anos, levou o público francês ao delírio. 

“Tico-tico no fubá” (Zequinha de Abreu)

Martha, Ricardo e todos os músicos da orquestra voltaram ao palco para interpretar um expressivo “Tico-tico no fubá” (Zequinha de Abreu).

O grupo foi ovacionado de pé durante vários minutos e os jovens músicos baianos deixaram o palco ao som do popular frevo “Vassourinhas”, após quase três horas de espetáculo.

Fonte: FRI.FR

NEOJIBA – Orquestra Juvenil da Bahia -Tico Tico no Fubá (Realização: IDSM/Governo da Bahia/SJDHDS) 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s