1 de maio é o Dia do Trabalhador, data que teve origem da primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, e de uma greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886.
Três anos depois, em 1891, o Congresso Operário Internacional, que aconteceu na França, convocou uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago.
A primeira acabou com 10 mortos em consequência da intervenção policial.
Foram os fatos históricos que transformaram o 1 de maio no Dia do Trabalhador. Até 1886, os trabalhadores jamais pensaram exigir os seus direitos, apenas trabalhavam.
A Frente de Imigrantes Brasileiros em Portugal (FIB-Portugal) é uma organização que tem se constituído como um instrumento de luta política por direitos e garantias de igualdade das trabalhadores (as) e estudantes imigrantes em Portugal, em especial os brasileiros.
Um movimento social e solidário que pretende colocar um tijolo na construção de outro mundo mais justo e livre de todo tipo de opressão e exploração.
Com firmeza e propósito, a FIB-Portugal participou do desfile do dia 01 de Maio no Porto, organizado pela Confederação Geral dos Trabalhos em Portugal (CGTP), Federação dos Sindicatos do Comércio, Escritórios e Serviços (FEPCES), trabalhadores do Pingo Doce e El Corte Inglês, em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador.
.