Atos em Portugal em memória das vítimas da Covid-19 no Brasil

Nesta sexta-feira (7), organizações de Aveiro, Lisboa e Porto realizam atos em memória às mais de 415 mil vítimas da Covid-19 no Brasil e com a denúncia “Bolsonaro Genocida”.

Em Aveiro

O ato será realizado das 17h às 18h15m na Praça Marquês de Pombal, em frente ao Tribunal (Estátua da Justiça), numa promoção do Coletivo Alvorada Aveiro. 

Em Lisboa

Será realizado na Alameda Dom Afonso Henriques e receberá uma instalação do Coletivo Andorinha – Frente Democrática Brasileira e da Casa do Brasil de Lisboa, entre 18h e 20h. 

No Porto

A Solidariedade Brasileira irá realizar uma vigília a partir das 17h, na rotunda da Boavista.

Além da solidariedade a todas as famílias que perderam entes queridos e ao povo brasileiro, a ação tem o objetivo de denunciar as ações desastrosas do governo de Jair Bolsonaro na gestão da pandemia de Covid-19 e o caráter genocida do seu projeto político. 

O país se tornou o epicentro mundial da pandemia com o maior número de óbitos por milhão de habitantes nas Américas, encerrando o mês de abril com mais de 400 mil mortes. 

A multiplicação de contágios ocorre na esteira do negacionismo incentivado pelo governo federal, que teve como estratégia promover o aumento do número de contaminações para que o país chegasse a uma suposta “imunidade de rebanho”, opção que já havia sido considerada ineficiente por autoridades de saúde mundiais. 

Além de negar as vacinas, o governo de Bolsonaro deve ser responsabilizado pela falta de insumos nas unidades de saúde, como máscaras, equipamentos de proteção individual, respiradores, kits de intubação e oxigênio. 

A denúncia de genocídio também se refere às ações e omissões do governo federal sobre a situação dos povos indígenas durante a pandemia.

Nos atos em Portugal, em cumprimento a todas as orientações da DGS, não haverá aglomeração sendo a participação de forma individual, com distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. 

Os que quiserem aderir e participar do ato devem o fazer de passagem, prestando sua homenagem simbólica e não vindo a permanecer no local. As pessoas serão encorajadas a levarem cartazes (em Lisboa e Porto) ou flores (em Aveiro) e fazerem fotos para publicarem em suas redes sociais com a hashtag 

#portugaldenunciabolsonarogenocida.

#bolsonarogenocia 

Mais informações:

Ato em Aveiro (@coletivoalvoradaaveiro): 910894190 (Isabella Rusconi).

Ato em Lisboa (@coletivoandorinha/@casadobrasildelisboa): 917883081 (Débora Dias).

Ato no Porto (@solidariedadebrasileira/): 935 099 557 (Priscila Batista)

*Esta é uma ação construída sob o tema “Portugal denuncia: Bolsonaro Genocida”, que envolve diferentes organizações e indivíduos atingidos e/ou solidários à atual política desastrosa promovida pelo (des)governo Bolsonaro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s