Entrevista com Vladimir Safatle: ”não houve eleição em 2018”

”A gente tem um processo de natureza revolucionária sendo capitaneado pela extrema-direita (…) É necessário uma radicalização dos dois polos. O polo da extrema-direita já se radicalizou”

Vladimir Safatle afirma que a ditadura civil e militar nunca acabou e que a ocupação de milhares de militares de caragos políticos em Brasília não é para sair em 2022

PARIS – Carta Maior

Em entrevista exclusiva a Carta Maior, o escritor, professor de filosofia e psicanalista Vladimir Safatle constata a morte da esquerda brasileira. “O projeto de esquerda nacional que começa lá no Partido Comunista Brasileiro acabou. Para recuperar sua capacidade de organização e de mobilização é preciso que ela entenda por que morreu”.

Auscultar o futuro é tarefa que requer um agudo senso histórico e Safatle, que está dando aula de filosofia na Université Paris 10 até o fim do ano, revela-se um analista perspicaz. “Ninguém ocupa o Estado brasileiro com 7 mil militares para sair no ano que vem”, diz. “A ditadura militar terminou por negociação. Por isso ela nunca terminou. Por isso ela se preservou, por isso ela volta agora.”

Para quem se ilude com a pantomima de eleições e se prepara para uma verdade que brotaria das urnas em 2022, ele lembra :

“Hoje a gente sabe que não houve eleição em 2018. Foi uma eleição de República Velha, completamente forjada. A gente viveu um golpe dito em baixa voz e prolongado. Não foi um golpe gritado. Foi um novo modelo de golpe. É um golpe em câmera lenta. Ele vai sendo feito durante anos.”

Quanto à possibilidade de vitória de Lula, Safatle é realista :

“Mesmo com a habilidade de negociação do Lula, se ele conseguir garantir sua vitória, entra como um Getúlio invertido. Este começa com um pacto conservador e depois no último mandato encarna situações trabalhistas mais progressistas.”

“Tudo isso demonstra, entre outras coisas, que essa estratégia brasileira de sair pelo alto é uma catástrofe. E a gente vai tentar de novo…”

Veja a entrevista na íntegra ⬇️

https://bityli.com/1uAx7

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s