Central Única dos Trabalhadores parabeniza vitória de Pedro Castillo no Peru

Em nota, central pediu que virtual presidente eleito se comprometa com as reivindicações do povo peruano.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Brasil parabenizou nesta quinta-feira (10/06) Pedro Castillo pela vitória no segundo turno das eleições presidenciais peruanas. Embora o órgão nacional eleitoral do país ainda não tenha pronunciado oficialmente o resultado, o candidato do Peru Livre superou Keiko Fujimori.

O comunicado da CUT afirma que a eleição de Castillo representa uma vitória do ‘Peru profundo’, dos camponeses, indígenas, das trabalhadoras e dos trabalhadores, “em suma, de todas e todos aqueles esquecidos e desprezados pelas classes dominantes peruanas”. Ao passo que representa também também a derrota da candidata “fascista” Keiko, diz a nota. 

“Herdeira política de seu pai, o ex-ditador Alberto Fujimori, uma vitória de Keijo significaria revitalizar, mesmo que historicamente, uma ditadura corrupta e assassina, que promoveu a morte e a perseguição de opositores, a esterilização forçada de mais de 300 mil mulheres e de cerca de 22 mil homens e que promoveu um regime econômico baseado no ataque aos direitos da classe trabalhadora e na concentração das riquezas nacionais”, afirmou a CUT.

A CUT declara ainda que deseja que o novo governo do Peru estabeleça um diálogo “efetivo” com as centrais sindicais peruanas “em torno das reivindicações das trabalhadoras e dos trabalhadores peruanos e dos seus compromissos de campanha”.

Segundo a central, é necessário que seja realizada a convocação de uma Assembleia Constituinte para que se enterre a Constituição de 1993, documento que, de acordo com a entidade, foi “forjado na ditadura de Fujimori, de maneira autoritária e submissa aos interesses do capital e do imperialismo”.

“Seguiremos atentos e vigilantes para que Pedro Castilho tome posse e para que faça um governo de todo o povo peruano, que promova os direitos das minorias e que possa contribuir para a necessária e urgente integração latino-americana”, conclui.

Resultado oficial das eleições no Peru 🇵🇪 Site da ONPE.

https://www.resultadossep.eleccionesgenerales2021.pe/SEP2021/EleccionesPresidenciales/RePres/T

Fonte: Operamundi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s